Aparelhos Ortodônticos

Aparelhos Ortodônticos

O tratamento ortodôntico é usado para corrigir uma “mordida torta”, condição conhecida como má oclusão e que envolve dentes que são apinhados e tortos. A correção do problema pode criar um sorriso bonito, mas o mais importante é que o tratamento ortodôntico resulta numa boca mais saudável. Isso ocorre porque os dentes apinhados e tortos dificultam a limpeza da boca, o que pode levar a cárie dentária, doença periodontal e, possivelmente, perda dentária.

Ortodontia é uma área de especialidade da odontologia oficialmente conhecida como Ortodontia e Ortopedia Dentofacial. O propósito da ortodontia é tratar a má oclusão através de aparelhos e procedimentos corretivos destinados a corrigir o alinhamento dos dentes e da maxila e mandíbula. Ortodontista é o dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

Tipos de aparelhos tem o aparelho metálico que é o mais tradicional, aparelho estético de porcelana, alinhadores (invisíveis) e o tratamento ortopédico (lembrando que quanto mais precoce o tratamento mais eficiente).